Os avanços na odontologia estética nos últimos anos tem sido verdadeiramente notáveis — especialmente no uso de faceta de porcelana e de lente de contato dental.
O desenvolvimento de novos materiais e tecnologias com maior capacidade de copiar a estrutura dental, ofereceu mais naturalidade e resistência às facetas de porcelana.
Além disso, a combinação de técnicas inovadoras às práticas consagradas permitu resultados estéticos cada vez mais preciso e naturais.
O que é exatamente este material?
As facetas de porcelana são um revestimento que se assemelha ao vidro, usado para recobrir o esmalte do dente para devolver formato e cor. É um material estético que reproduz as características de cor, brilho e reflexo do esmalte. Por isso, é a escolha ideal para o recobrimento de dentes anteriores, permitindo um sorriso harmonioso.
Outra qualidade que torna este material a melhor opção para um sorriso estético é a sua resistência na cor. Pois, diferentemente das resinas compostas, a porcelana não muda de cor. Além disso, a porcelana quando colada e aderida ao dente torna-se resistente semelhante ao próprio esmalte dele.
Qual a diferença entre as facetas e as lentes de contato de porcelana?
As facetas de porcelana e as lentes de contato são feitas do mesmo material, portanto tem as mesmas características e resultados estéticos.
Muito se fala sobre a diferença de espessura entre os dois materiais, porém o que difere um do outro é a necessidade de desgaste do dente para a aplicação, que é feito por dois motivos — para que a restauração em cerâmica tenha espessura suficiente para esconder o dente que está por baixo e para que o material tenha uma boa adaptação ao dente.
No entanto a escolha da técnica que será utilizada — com ou sem desgaste da estrutura do dente — e do material a ser aplicado — faceta de porcelana ou lente de contato de porcelana — dependerá dos dentes que irão receber o recobrimento.
Dentes bem posicionados, sem manchas e com restaurações prévias podem receber as lentes de contato de porcelana. Enquanto para dentes mais escurecidos, com grandes restaurações e mal alinhados, a melhor indicação é a faceta de porcelana.