A odontologia restauradora é o ramo responsável por realizar tratamento de reparação de dentes que se perderam ou que estão danificados. Entre as técnicas disponíveis está a prótese dentária, que podem oferecer mais autoestima e confiança ao paciente sempre tentando proporcionar uma estética natural.
Conheça mais sobre esse tratamento!
Como funciona a prótese dentária?
A prótese dentária é um tratamento da odontologia restauradora utilizado para substituir dentes que foram perdidos por diversas causas.
Os modelos de prótese podem se dividir em dois:
É importante ressaltar que cada paciente participa ativamente da produção estética de sua prótese dentária, escolhendo com o dentista fatores como formato e aparência dos dentes, tamanho e até cor das gengivas.
A ausência de um ou mais dentes pode promover uma instabilidade da mordida, movimentando os dentes vizinhos ao espaço ou até mesmo alterando todo o sistema dento esquelético facial. Isso pode causar desconforto na articulação tempomandibular e alterações estéticas faciais.
Os dentes são importantes para a mastigação, para a fala e para expressar emoções através do sorriso.
Dentes perdidos provocam uma diminuição na capacidade mastigatória, o que pode prejudicar o trituramento dos alimentos e, consequentemente, gerar menor absorção dos nutrientes devido à dificuldade de digestão e absorção do bolo alimentar.
A perda dos dentes também leva a alteração na fonética, isto é, na sonoridade das palavras ao conversar. Certamente, também pode provocar um profundo dano na autoestima do paciente, impossibilitando-o de interagir naturalmente com outras pessoas.